Políticas Inclusivas e Medidas Educativas para Alunos com NEE
O primeiro módulo tem como finalidade abordar quadros internacionais, europeus e nacionais sobre a inclusão das pessoas com deficiência e as medidas educativas para os alunos com necessidades educativas especiais em Portugal (in MOOC).
O meu comentário neste módulo foi dedicado ao problema do «bullying»:
Mais do que a falta de apoios para as actividades escolares
dos meninos com necessidades especiais,
o que me preocupa mais é a necessidade de todos ajudarem a que o espírito do bullying
se desvaneça e seja combatido nas nossas instituições de ensino, na nossa
sociedade e no dia a dia. A perseguição (bullying) das pessoas por serem diferentes é uma tortura evidente. Mais grave ainda é não ser perceptível às pessoas que rodeiam
o alvo do bullying . É um inimigo invisível que requer muita sensibilidade ao ser combatido; as sequelas das acções de bullying
acompanham pelavida fora as suas vítimas, daí ser gratificante saber-se que
há quem cuide de exterminar essa “peste” invisível..
No site do Instituto de Apoio à Criança existe informação sobre bullying
Fiz a leitura de alguns artigos sobre a deficiência através da História para a minha atividade neste módulo, a nomear:
- «A pessoa com deficiência e sua relação com a história da humanidade», de Mª Aparecida Gugel
- «Aspetos históricos das pessoas com deficiência no contexto educacional», Fernando Soares Machado e Juliano Nazari
A minha atividade "linha de tempo" sobre deficiência com CAPZLES
Retirei alguns factos do primeiro artigo para fazer uma linha do tempo no Capzles, que experimentei pela primeira vez.
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